Musicalização para Bebês

Por Maria Elena Gallicchio

O bebê é um ser único que desde o princípio, cresce, vive e se desenvolve como uma só unidade. A importância dos primeiros dois anos de vida na formação da personalidade, do desenvolvimento emocional, mental e cognitivo é reconhecida pelos maiores pensadores e filósofos da história, assim como psicólogos e outros teóricos. Sabe-se que o cérebro de uma criança de um ano desenvolve-se mais rapidamente do que o de uma criança de três anos, e o cérebro de uma criança de três anos desenvolve-se mais rapidamente do que uma criança de seis anos. Logo, um bebê de um ano ganha muito mais enriquecimento do que o enriquecimento de uma criança de mais idade. A musicalização presente na vida do bebê desde cedo, através da quantidade e qualidade de experiências a ele oferecidas, através de um ambiente interessante e estimulante, tem um impacto definido no seu cérebro, que em troca, promove a habilidade do aprendizado. Desta forma a musicalização estará contribuindo com o enriquecimento, com o todo do desenvolvimento, seja este humano, físico, social, psicológico, cognitivo e musical. Quando o bebê inicia a musicalização, em torno de um ano de idade, ele já se encontra no período sensório-motor, período que constitui uma maneira restrita de conhecimento por meio dos sentidos e da ação física. Este conhecimento, sensório-motor permite aos bebês se adaptarem ao seu ambiente imediato desenvolvendo, percebendo e entendendo cada vez mais o funcionamento do seu corpo. É uma das características deste período a forma de inteligência prática, em que o conhecimento por meio dos sentidos e da ação física está relacionado às percepções. A sequência de novas percepções resulta em capacidades de as integrarem a outras ações, o que possibilita ao bebê construir uma nova maneira de fazer as coisas, de organizar e de expandir o âmbito do seu aprendizado. Para nós professores de musicalização, que não temos como objetivo educar super-dotados-músicos-talentosos, mas oferecer ao bebê um ambiente que lhe dê apoio, encorajamento e respaldo humano, em que suas potencialidades possam se desenvolver. Isto é propiciado através do lúdico e da alegria das vivências musicais, resultando na organização e expansão do seu desenvolvimento. O desenvolvimento musical e humano das crianças é observado carinhosamente por nós no decorrer das aulas e além de fundamental nos é extremamente gratificante.

BEBÊS MEXENDO AS MÃOS canções que intensificam as primeiras visualizações do bebê acontecidas ainda em seu berço enquanto brincava com suas mãos e pés, aqui com a música, propiciando a descoberta de novos movimentos e sensações.

2. MASSAGEM DOS PÉS Ao ter seus pés massageados passará pela experiência que o ajudará a manejá-los.

3.LIVRO FOFO, DO CONTATO COM OS BICHOS DE PELÚCIA, PLUMA NO ROSTO Inúmeras sensações serão desenvolvidas através do tato assim como a percepção do sentir sem enxergar.

4. BEBÊ ESCONDIDO PELOS LENÇOS DE SEDA a presença e a ausência da mãe e de terceiros

5. BEBÊS COM ABELHAS OU BORBOLETAS OU… As primeiras sonorizações são realizadas inicialmente através de vocalizes em 3ª menor descendente, conforme este intervalo aparece no desenvolvimento da linguagem.

6. PASSEIO O ritmo está associado a movimentos de locomoção e palavras específicas que o representam.

7. BEBÊS CANTANDO O CARACOL A percepção melódica é desenvolvida através das canções que alternam a letra com o nome das notas.

8. BEBÊS COM INSTRUMENTOS Enfim, é todo um repertório de atividades e vivências musicais preparado especificamente para atender as necessidades do desenvolvimento humano, corporal, musical, social, cognitivo e de identidade do bebê.